O Jaguar XE SV Project 8 é o Jaguar de estrada mais potente de sempre e o detentor do recorde do circuito de Nurburgring/Nordschleife para um veículo de quatro portas (7m 21,23 s). Foi criado pela "Special Vehicles Operations" (SVO), um departamento do Grupo Jaguar/Land Rover, que está para os britânicos como a AMG está para a Mercedes.
O objectivo da SVO passa por mostrar que não há limites para a criação de automóveis "por medida" e o XE SV Project 8 foi desenvolvido para mostrar que a utilização de um super-desportivo pode ser compatível com uma utilização quotidiana do mesmo veículo. Mesmo assim, foi evoluído com os mesmos padrões de exigência que são inerentes a qualquer carro de competição.
DESIGN. O XE SV Project 8 pode parecer um Jaguar XE tuning, mas esqueçam lá isso. Este é um verdadeiro projecto de engenharia, com os mais elevados padrões que podem estar disponíveis para quem desenvolve um carro para a competição ao mais alto nível.
O XE de quatro portas foi o ponto de partida de um modelo que, ao chegar às instalações da SVO em Oxford Road, em Coventry, "sofre profundas alterações na carroçaria, sobretudo na parte posterior", como nos referiu um engenheiro associado ao projecto.
Cerca de 75 por cento dos painéis da carroçaria foram alterados. Uns para dar lugar à fibra de carbono, ainda mais leve do que o alumínio, e outros para permitir evoluir o projecto na direcção dos objectivos estabelecidos.
"Era fundamental potenciar a entrada de ar dianteira, para a refrigeração do motor e dos travões, conduzir os fluxos de ar ao longo da carroçaria e garantir todo o apoio aerodinâmico na traseira, seja com a grande asa que adoptámos, seja com o difusor que escoa o fluxo que passa sob o veículo", acrescentou-nos o engenheiro-chefe do projecto. O spoiler dianteiro pode ser regulado em duas posições e a asa traseira pode variar a incidência, permitindo garantir uma carga de 122 kg.
Há duas opções: uma de dois lugares, com "roll-bar" para uma utilização radical nos "track days", e outra que assegura o compromisso para quem apostar num super-desportivo com quatro lugares para a estrada, sem abdicar de uma utilização em pista. Entre elas há 12 kg de diferença, favoráveis ao dois lugares, que também tem uma estrutura 27 por cento mais rígida.
A adopção de discos de travão carbocerâmicos (com seis êmbolos à frente) com 400 mm no eixo dianteiro e 396 no traseiro, são a garantia de um grande poder de travagem.
AO VOLANTE. Guiámos as duas propostas da SVO. A opção "pista" no autódromo do Algarve e a de estrada nas estradas sinuosas da serra de Monchique, onde uma escolta de luxo permitiu abrir caminho para velocidades proibidas e em qualquer dos casos ficámos verdadeiramente convencidos.
Gostávamos de uma direcção um nadinha mais directa. Aplaudimos a resposta do motor a qualquer regime, a eficácia do autoblocante gerido electronicamente e a rapidez da caixa de velocidades. Tivemos alguma dificuldade em encontrar "o" ponto ideal de travagem em pista, mas em estrada tudo correu às mil maravilhas, talvez porque a configuração do sistema é distinto. Mesmo assim, importa reconhecer que eles parecem insensíveis aos efeitos do sobreaquecimento (bendita tecnologia carbocerâmica).
É por estas e por outras que é fácil ficar encantado com esta proposta, que apenas tem um defeito: é um brinquedo com um preço desde 243 mil euros...
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